Histórico


O prédio localizado na Avenida da Saudade, onde hoje encontra-se instalada a Escola SENAI "Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini", teve sua construção concluída em 1944, com o objetivo de abrigar a Escola SENAI de Campinas, posteriormente denominada Escola SENAI "Roberto Mange".  

 Em 1976, a demanda do emergente parque industrial de Campinas, levou o SENAI a construir um novo prédio, em outro local, maior e mais moderno, permitindo a instalação de amplas oficinas e implantação de novas ocupações do Curso de Aprendizagem Industrial. O prédio da Avenida da Saudade ficou, então, parcialmente desativado, permanecendo aqui apenas algumas turmas de Mecânico de Automóveis, de Marceneiro/Carpinteiro e Reparador de Circuitos Eletrônicos.  

 

 

A área de Automação e Controle de Processos, estruturada para atender à falta de Técnicos em Automação Industrial no mercado, surgiu em 1983 utilizando-se de salas e laboratórios especialmente criados para receber o novo curso de qualificação profissional aumentando-se, portanto, a área ocupada do prédio da Avenida da Saudade.   Em fevereiro de 1993, com o desmembramento das unidades de Campinas, determinado pela Diretoria Regional do SENAI, nasceu uma nova Escola SENAI, voltada exclusivamente para os Cursos de Qualificação Profissional nas áreas de Alimentos e de Automação Industrial, sob a denominação: Escola SENAI "Roberto Mange" - Unidade II. Em 1994 recebia, também, as habilitações plenas em Eletrônica e Telecomunicações completando, assim, o seu quadro curricular.  

Após ampla reforma predial e estrutural, a Unidade foi reinaugurada em 23 de maio de 1995, recebendo a nova denominação: Escola SENAI "Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini", justa homenagem da Instituição ao eminente cirurgião brasileiro.  

No final do primeiro semestre de 2008, com as transferências dos cursos de Telecomunicações e Eletrônica para a cidade de Jaguariúna, foram iniciadas amplas reformas prediais e estruturais para criações dos laboratórios de análises na área de Alimentos.      

No segundo semestre de 2012 teve início as aulas do curso técnico de informática, iniciativa desenvolvida pelo SENAI-SP em parceria com a Brasscom (Associação Brasileira de Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação) para atender as demandas das empresas e dos futuros profissionais de TI. Um dos principais desafios enfrentados pelo setor é a falta de mão de obra qualificada. Atualmente, o segmento emprega 1,2 milhão de profissionais, mas o déficit projetado para este ano é de 115 mil, segundo dados da Brasscom (maio/2012).

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar