Sobre o Curso

ÁREA
Mecânica

CARGA HORÁRIA
7 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini
Av. da Saudade, 125 - Ponte Preta | Campinas CEP: 13041-670

TELEFONE
19 3731-2840

E-MAIL
senaizerbini@sp.senai.br

TURMA(S)
Disponíveis

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas de Retífica de Cabeçote de Motores à Combustão Interna tem por objetivo o desenvolvimento das capacidades para identificar as técnicas de reparo e diagnóstico de cabeçotes de motores à combustão interna de acordo com normas técnicas e procedimentos de trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter completado a 5ª série/ano do Nível Fundamental.
Ter conhecimentos básicos em informática e navegação na internet; Ter concluído os cursos de Características Técnicas de Motores à Combustão Interna e Metrologia Aplicada a Motores de Combustão Interna, ou comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes a esses aperfeiçoamentos, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.;

Programação do Curso


1. Causas e Falhas
1.1. Aquecimento
1.2. Quebra de correia dentada
1.3. Consumo de óleo
1.4. Contaminação
1.5. Trincas
1.6. Desgaste excessivo

2. Técnicas de Inspeção
2.1. Visual
2.2. Instrumental
2.3. Norma Técnica - NBR 13032??

3. Análise dimensional
3.1. Planicidade
3.2. Altura
3.3. Profundidade ou protusão das válvulas
3.4. Protusão do injetor
3.5. Folga de guia
3.6. Desgaste na haste de válvula
3.7. Alojamento das sedes
3.8. Alojamento do comando de válvula
3.9. Trem de acionamento

4. Técnicas de Desmontagem
4.1. Cuidados
4.2. Limpeza do cabeçote

5. Máquinas e equipamentos
5.1. Plainas rotativas
5.2. Retifica de sede
5.3. Retífica de válvulas
5.4. Prensa
5.5. Ferramenta para comprimir molas
5.6. Ferramentas para instalação de vedações

6. Técnicas de Usinagem e reparo
6.1. Preenchimento por adição de material em função de corrosão
6.2. Aplainamento do cabeçote
6.3. Substituição de guias de válvulas
6.4. Usinagem da sede de válvulas
6.5. Usinagem das válvulas
6.6. Adaptação de sede postiça
6.7. Consequências da usinagem do cabeçote na performance do motor

7. Técnicas de montagem
7.1. Retentores de válvulas
7.2. Molas do cabeçote
7.3. Regulagem de válvulas