A partir de hoje, 29 de maio, o Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados passa a ser uma unidade credenciada da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a receber recursos financeiros da ordem R$20 milhões para o financiamento de projetos de PD&I para serem executados em parceria com o setor industrial.
 
O termo de cooperação foi assinado em uma solenidade virtual, com a presença de Paulo Skaf, Presidente da FIESP e do SENAI-SP, Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jorge Almeida Guimarães, Presidente da EMBRAPII, e Ricardo Terra, Diretor do SENAI-SP. Mais de 800 pessoas, entre empresários, comunidade acadêmica nacional e internacional, prestigiaram o ato pela internet.  Dra. Erika  Györvary, coordenadora de Tecnologia no Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia - CSEM, da Suíça;  Prof. Cyrille Munhoz, Diretor da Agência de Inovação da Universidade Federativa de Toulouse, da França; e o Prof. Doutor Carlos David Domingos – Pesquisador no Instituto Fraunhofer IPK de Berlin, da Alemanha, se pronunciaram sobre a relevância da parceria.
 
Com a assinatura, as duas instituições passam a trabalhar em conjunto para aumentar a capacidade de inovar da indústria paulista. “O SENAI-SP é o parceiro perfeito para o nosso modelo de atuação, já que é no estado de São Paulo que está metade das empresas de pequeno e médio porte que precisam de centros de pesquisa como os nossos para desenvolver os seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma Jorge Almeida Guimarães, Presidente da EMBRAPII.
 
Para o Presidente da FIESP e do SENAI-SP, Paulo Skaf, “esse reconhecimento como unidade EMBRAPII é fruto do nosso empenho. A maturidade alcançada em relação inovação e à tecnologia é resultado do trabalho da equipe técnica SENAI-SP. Com coragem, entusiasmo e vibração, é possível ajudar a indústria paulista a superar os desafios do caminho”.
 
Ricardo Terra, diretor do SENAI-SP, disse que “a EMBRAPII tem um processo rigoroso de credenciamento nas dimensões tecnológicas e de relações com o mercado. Por isso, é uma conquista de muito valor para a nossa instituição. Evidencia a competência deste instituto SENAI-SP, por meio de sua equipe técnica e sua infraestrutura”. Ele adiantou que, em breve, o SENAI-SP terá mais dois Institutos de Inovação em processo de credenciamento como unidades EMBRAPII: micromanufatura e biotecnologia.
 
O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que “a assinatura dessa parceria é mais um reconhecimento do impressionante trabalho realizado pelo SENAI-SP, que motiva muitos jovens, como aconteceu comigo, a darem os seus primeiros passos profissionais graças à formação técnica de qualidade oferecida por essa instituição”.
 
Sobre o Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados
 
O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, instalado na Unidade SENAI Mário Amato em São Bernardo do Campo, reúne pesquisadores nas áreas de materiais compósitos, poliméricos, nanotecnologia e química, provendo assim  projetos em novos materiais, a partir de fontes renováveis, nanocompósitos e outros materiais sustentáveis, com aplicação nos setores de embalagens, automobilística, aviação, construção civil, tintas e vernizes, entre outros.
 
Sobre a EMBRAPII
 

A EMBRAPII é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. Em seu modelo de atuação, ela financia 1/3 do projeto, a partir de contratação ágil, flexibilidade e burocracia zero, diretamente com a unidade credenciada.